quarta-feira, 27 de julho de 2011

A espiritualidade na área da saúde

FR — Por que a Organização Mundial de Saúde colocou a espiritualidade na área da saúde?
Sérgio Felipe — Embora a doutrina médica pregue que a medicina tradicional deva ter um envolvimento da questão humanística e espiritual, a espiritualidade é recente na área. Entretanto, a OMS é bem assintótica no sentido de que a medicina deve ser bio-psico-socio-espiritual. Como a OMS se propõe a coordenar programas de Saúde para as comunidades e todas as populações têm problemas orgânicos, mentais, sociais que envolvem crenças, hábitos e visões de vida num contexto espiritualista, ela entendeu que as experiências científicas sobre a espiritualidade envolvendo saúde, são uma conseqüência da própria postura do órgão. 
FR — O senhor é diretor do Projeto UniEspírito e disponibiliza dois cursos na Internet. Fale sobre isto.
Sérgio Felipe — O UniEspírito (Universidade Internacional de Ciências do Espírito) é um projeto da Fundação Espírita André Luiz que já tem dez anos de trabalho. Ele busca os pontos de encontro entre a filosofia, a ciência e a religião, visando a integração do homem numa abordagem bio-psico-sócio-espiritual. Construiremos uma universidade livre, aberta, democrática, popular e comprometida com a ciência e a cultura de alto nível. A Universidade envolve vários países com grupos que trabalham de forma coordenada. Estamos investindo em um ensino "on line", que são cursos multimídia, denominado de "e-learning", no qual a pessoa faz o curso por meio de várias mídias e também com aulas presenciais, marcadas no local com calendário específico. O governo estabelece regras para os cursos "e-learning". Estamos fazendo uma experiência pedagógica, na qual disponibilizamos dois cursos no site
www.uniespirito.com.br. "Fenomenologia Orgânica e Psíquica da Mediunidade" (que eu ministrei em vários países da Europa e estou agendado para falar sobre o assunto na Johns Hopkins Universisty, que faz parte das 50 melhores universidades dos Estados Unidos sobre o tema) e "Viajando pelo Cérebro e a Mente".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário