quinta-feira, 8 de março de 2012

RESUMÃO:3a. PARTE – LEIS MORAIS

Aula: Deus e Jesus (4/6 anos)
 

do Material Didático à Evangelização de Escolinha Espírita

Atividades: Aula - Deus e Jesus 4/6 anos
 

do Material Didático à Evangelização de Escolinha Espírita

PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde

PEDI E OBTEREIS
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
( Evang. Seg. o Espiritismo - cap.27 – pág. 220) 1. RECEPÇÃO 2. PRECE INICIAL. 3. TEXTO: Jesus afirmou que aquilo que se pedir pela oração será dado. Faz-se orações quando se sente desprotegido, inseguro, com medo. Faz-se orações antes de dormir, ao acordar e pelos doentes. Jesus nos ensinou o Pai Nosso. As pessoas pensam que muitas vezes as preces não são atendidas. A pessoa

Deus, nosso Pai e Criador (Dia dos Pais)
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
 Desenvolvimento da Aula 1) Dar boas vindas. Cantar música de apresentação prece inicial e outras músicas. Apresentação da turma, proposta da Evangelização para bebês, com abraços, beijos, carinhos, etc.  Música de apresentação “Bom dia (nome da criança) do meu coração,                                                                     Você está na evangelização,

Meimei nossa amiga e protetora
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
Objetivo: - A criança deverá desenvolver um sentimento de segurança maior perante a Vida e sentir-se estimulada à prática do bem, pela certeza no amor de Deus, que nos concede a bênção de termos Espíritos Amigos a nos ampararem e inspirarem em Seu nome. - A criança deverá ser capaz de caracterizar o que seja um Espírito Protetor, sentindo-se estimulada 

Bens materiais e espirituais - Consumo
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
Prece inicial Primeiro momento: pedir as crianças que imaginem que eles estão em uma enorme loja, onde é possível comprar tudo o que desejam, apenas escrevendo na folha anexa distribuído a cada um. (de 10 a 15 itens) – coisas que eles realmente querem: cadernos especiais, roupa , brinquedo, qualquer coisa. Peça para eles especificar o produto. Exemplo: caderno da Polly; mochila do Batman

Imortalidade da alma
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
Dividimos a turma em dois grupos. Um grupo tinha que construir uma escola linda, cheia da vida.. Outro grupo deveria construir uma escola abandonada com flores mortas, sem vida, sem pessoas.. Leve material para que eles possam confeccionar as escolas, cartolina, caixa de sapato, papel crepom verde, marron, cola, tesoura... Então colocamos as duas escolas em exposição.

BRINCADEIRAS COM SUCATAS
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
Resta Um - Material necessário: 33 tampinhas de refrigerante, caixa ou pedaço de papelão quadrangular (pode ser 30x30), 32 bola de gude, pedaços de papel colorido, fita crepe ou dupla face. - Formação: um participante sentado numa mesa. - Desenvolvimento: Forra-se a parte de dentro das tampinhas com círculos confeccionados com os papéis coloridos, de modo que tape seu fundo.

Cartilha das Brincadeiras
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/professores/infantil/infantil.aspAmarelinha (academia, escada, macaca, sapata) Primeiro desenhe no chão um diagrama como este aí ao lado. Quem for jogar fica no inferno e lança uma pedra, mirando no número 1. Se acertar, pula num pé só no número 2 e depois no 3. Em seguida, pula colocando um pé no número 4 e outro no 5 (as asas). Pula de


RESUMÃO: 1a. PARTE – AS CAUSAS PRIMEIRAS
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
I - DEUS     Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Apresentar a Natureza como obra de Deus Desenvolver o sentimento de amor à Natureza. Os minerais - levar a criança a perceber a importância dos minerais Os vegetais - a importância dos veget

RESUMÃO:2a. PARTE – MUNDO DOS ESPÍRITOS
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
I - DOS ESPÍRITOS Origem e natureza dos Espíritos Mundo normal primitivo Forma e ubiqüidade dos Espíritos Perispírito Diferentes ordens de Espíritos Escala espírita Progressão dos Espíritos Anjos e demônios Levar a criança a compreender que é um Espírito e tem um corpo. Somos filhos de Deus, nosso Pai e Criador. O corpo pode morrer, mas o Espírito é imortal. Os Espíritos

RESUMÃO:3a. PARTE – LEIS MORAIS
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
 I - LEI DIVINA OU NATURAL Caracteres da lei natural Conhecimento da lei natural O Bem e o Mal Divisão da lei natural Levar a criança a compreender o conceito de Lei, comparando com as leis de trânsito. Destacar a Lei Natural através da Natureza e experiências simples. Construir as “regras” da própria sala que todos devem obedecer. Desenvolver o sentimento de obediência às leis da


RESUMÃO: 4a. PARTE – ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
 I - PENAS E GOZOS TERRESTRES Felicidade e infelicidade relativas Perda de pessoas amadas Decepção. Ingratidão. Afeições destruídas Uniões antipáticas Medo da morte Desgosto da vida. Suicídio. Compreender o verdadeiro sentido da felicidade. Compreender que nossos “maus” sentimentos, como a inveja e o ciúme, nos fazem infelizes. Compreender a morte como uma passagem ao mundo

Sugestões para Aulas sobre Conduta Cristã
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
(5 e 6 anos) 1 - Quem sou eu Cada indivíduo é especial, único; cada pessoa é diferente física e emocionalmente; Deus ama cada um como ele é; Deus empresta um corpo físico a cada espírito para aprender e evoluir durante a vida terrena; cuidados com o corpo físico. 2 – Família Quem é a família; individualidade (diferenças) dos membros da família; a importância do grupo familiar; boas

1 AULAS PARA BEBES: INTRODUÇÃO
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
1 Evangelização para Bebês: como tudo começou...           Essa tarefa surgiu da idéia de se construir um espaço onde pudesse ser trazida a realidade espiritual e evangélica através de uma linguagem que tocasse esses corações infantis. Nesse sentido optamos pelo nome “Evangelização para bebês” e não “Berçário”, pois o objetivo não era a construção de um espaço onde as crianças ficassem

2 AULA PARA BEBE: Deus, nosso Pai e Criador (Dia dos Pais)
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
 Desenvolvimento da Aula 1) Dar boas vindas. Cantar música de apresentação prece inicial e outras músicas. Apresentação da turma, proposta da Evangelização para bebês, com abraços, beijos, carinhos, etc.  Música de apresentação “Bom dia (nome da criança) do meu coração,    

3 AULA PARA BEBE: EVANGELIZAÇÃO PARA NENEM: Deus Criador: Reino Mineral
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
 Desenvolvimento da Aula 1) Música de apresentação, prece inicial. Outras músicas relacionadas ao tema. Música de apresentação “Bom dia (nome da criança) do meu coração,                                                                     Você está na evangelização,                                                                                                    Hoje é dia de brilhar

4 AULA PARA BEBE: Deus Criador: Reino Vegetal
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
 Desenvolvimento da Aula 1) Dar boas vindas Música de apresentação, prece inicial. Cantar música sobre Deus. Música de apresentação “Bom dia (nome da criança) do meu coração,                                                                                                Você está na evangelização,

5 AULA PARA BEBE: Deus Criador: Reino Vegetal (Frutos e Vegetais)
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
 Desenvolvimento da Aula 1) Dar boas vindas Música de apresentação, prece inicial. Cantar música sobre Deus. Música de apresentação “Bom dia (nome da criança) do meu coração,                                                                                                Você está na evangelização,

6 AULA PARA BEBE: Deus Pai: Reino Animal (Animais da Água))
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
 Desenvolvimento da Aula 1) Dar boas vindas Música de apresentação, prece inicial. Cantar música sobre Deus. Música de apresentação “Bom dia (nome da criança) do meu coração, Você está na evangelização, Hoje é dia de brilhar a luz, Vamos estudar o evangelho de Jesus.” Canta-se com o nome e todas as crianças. 2) a) Com o recurso do tapete, narrar a história da água, enfatizando

Quebra-cabeça, fantoches e articulados
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde

DEUS, O CRIADOR
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
Objetivo: Reconhecer que Deus é a  inteligência Suprema, Criador da Vida, Pai Amoroso, presente em todo o Universo. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA Pedir que uma criança deite sobre uma folha de papel. Em seguida, outra criança deve fazer o contorno do corpo, com giz de cera com cor escura. Solicitar à primeira criança que complete o desenho, com olhos, boca, nariz,etc. Dizer  que esse desenho

CUIDANDO DA NATUREZA
 

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
OBJETIVO: Identificar a importância e os meios de preservar alguns recursos naturais, evitando qualquer forma de desperdício. ATIVIDADES: Preparar com antecedência, locais para as crianças indicarem onde colocar o lixo, que será separado pelo educador: Recipiente azul:  papel Recipiente vermelho: plásticos Recipiente amarelo: metal Recipiente verde: vidro Colocar “rostos” nos

CAIRBAR SCHUTEL - ESPIRITISMO PARA AS CRIANÇAS

do AULAS PARA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPIRITA de Luciene Miranda Beheraborde
   

HUMILDADE
 

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA

O SER: CORPO E ESPÍRITO
 

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA

Apresentar a figura1, de preferência ampliada, e perguntar: